Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Cobras & Lagartos

Ex de Marquezine em novela se afasta da TV; veja outros sumidos

Divulgação/TV Globo

Rafael Ciani e Bruna Marquezine em Cobras & Lagartos (2006); na época, ele tinha 13 anos e ela, 10 - Divulgação/TV Globo

Rafael Ciani e Bruna Marquezine em Cobras & Lagartos (2006); na época, ele tinha 13 anos e ela, 10

PAULO PACHECO

Publicado em 23/7/2014 - 13h04
Atualizado em 24/7/2014 - 6h22

Rafael Ciani, primeiro namorado de Bruna Marquezine em novelas, sumiu da TV há cinco anos. Em 2006, aos 13 anos, fez muito sucesso e chegou a ser campeão de cartas na Globo interpretando Geleia em Cobras & Lagartos, novela que será reprisada no Vale a Pena Ver de Novo a partir de segunda-feira (28). Hoje, aos 21, optou pelo anonimato e dirige uma produtora de vídeos no Rio de Janeiro. Além dele, outros cinco atores da trama de João Emanuel Carneiro se afastaram da televisão, entre eles Kayky Brito e Vitor Perales.

Em Cobras & Lagartos, Geleia era um adolescente problemático. Dava em cima de Lurdinha (Bruna Marquezine) e espalhava para os amigos que era namorado dela. A garota, para revidar, o provocava e tirava sarro dele. O menino teve aulas de conquista com o pai, Orã (Luís Melo), e conseguiu pedir a pretendente em namoro.

Na vida real, Rafael Ciani não tentou ficar com Bruna Marquezine e se divertia fazendo brincadeiras ao lado dela nos bastidores. "Eu era bem pequeno, nem rolava essas coisas. A gente era muito amigo, se divertia muito lá, zoava, ficava fazendo pegadinhas, botando sal no açucareiro (risos)", relembra.

Fora do estrelato, Ciani perdeu o contato com o elenco da novela e acompanha a carreira de Bruna Marquezine de loge, apenas como telespectador. Ele brinca e diz que seu personagem em Cobras & Lagartos é mais legal que Neymar, atual namorado de sua "ex".

Ciani ficou feliz pela volta de Cobras & Lagartos. Para poder reprisar a novela, a Globo teve que editá-la para se adequar à Classificação Indicativa. "O Geleia vão cortar, ele fala tanta besteira", brinca o ator, aos risos.

O ator Rafael Ciani (à esq.) grava vídeo institucional pela Perfilme Produções (Arquivo pessoal)

Fama e anonimato

Rafael Ciani chegou a ser campeão de cartas na Globo durante Cobras & Lagartos, ultrapassando galãs como Kayky Brito e Bruno Gagliasso. Entretanto, não se preocupava com o assédio e encarava a novela como uma festa.

"Eu gostava muito do ambiente. Era diversão, mas eu levava como trabalho. Minha mãe sempre falou que não era brincadeira, falava para eu decorar o texto", recorda o ator, que reconhece que hoje não conseguiria viver sob os holofotes como Bruna Marquezine.

O ator começou por acaso na TV. Foi achado por um olheiro da Globo que visitou a escola onde ele estudava, no Rio de Janeiro. Apresentou o programa Teletubbies e participou de Xuxa no Mundo da Imaginação (2003). Além de Cobras & Lagartos, atuou em Começar de Novo (2004), Sete Pecados (2007) e Três Irmãs (2008). No ano seguinte, comandou o TV Globinho e não voltou mais à TV.

"Quando acabei a escola fiquei quatro meses na Inglaterra, justamente quando eu tinha acabado a TV Globinho. Foi uma transição em que eu não sabia o que ia fazer. Por isso me afastei. Vieram convites enquanto eu estava lá, mas não pude fazer", lamenta.

Em 2011, começou a estudar Publicidade e Propaganda e fundou uma produtora, chamada Perfilme, com a namorada e dois amigos. Atualmente, produz videoclipes, vídeos institucionais para empresas e já fez uma websérie para o canal pago Multishow.

Embora tenha se afastado da profissão de ator para ficar do outro lado das câmeras, Rafael Ciani diz não ter abandonado a carreira de vez e cogita voltar à TV. Em 2013, tentou entrar em Malhação, porém não passou no teste.

"Entrei para a faculdade e abri a produtora. Sempre gostei de ficar atrás das câmeras. Não coloquei 100% da minha vida na carreira artística, como ator, dividi. Parei um pouco, mas não abandonei ser ator", explica.

Cinco 'sumidos' de Cobras & Lagartos:

Kayky Brito na novela Sete Pecados, de 2007 (Márcio de Souza/TV Globo)

Kayky Brito

Galã promissor da Globo, interpretou Nicolas, irmão de Geleia, em Cobras & Lagartos (2006). Desde Passione (2010), não faz um papel de destaque na TV. Tirou férias e filmou o curta-metragem Incógnita (2012), dirigido por Vitor Perales, ator que também desapareceu após a novela de João Emanuel Carneiro. Em 2013, fez uma ponta em Malhação, mas só retornará de vez em novembro, na próxima novela das sete.

Vitor Perales, sumido da TV desde Cobras & Lagartos, de 2006 (Reprodução/Facebook)

Vitor Perales

Famoso por Da Cor do Pecado (2004), onde interpretou o surfista briguento Brad, fez em Cobras & Lagartos Igor, melhor amigo de Duda (Daniel de Oliveira), seu último papel relevante. Afastou-se da TV e dedicou-se ao surfe e ao cinema. Em 2012, assinou o roteiro e a direção do curta-metragem Incógnita, que teve a participação de Kayky Brito.

Cássio Reis na série Cinquentinha, em 2009 (Alex Carvalho/TV Globo)

Cássio Reis

Em Cobras & Lagartos, interpretou Murilo, assessor de Celina (Ângela Vieira). Depois da trama de João Emanuel Carneiro, atuou em Pé na Jaca (2007) e na série Cinquentinha (2009). Seu último trabalho como ator na TV foi na série Macho Man (2011) Largou a carreira de ator em 2012, quando trocou a Globo pela Record. Na nova emissora, apresentou o reality show musical Ídolos Kids. Atualmente, está na geladeira.

Gustavo Falcão em cena do filme Praça Saens Peña, de 2008 (Divulgação)

Gustavo Falcão

Sua última novela foi Cobras & Lagartos, em que interpretou Jonas. Irmão de Lurdinha (Bruna Marquezine), era um rapaz que se mostrava reservado e estudava para ser padre, mas escondia seus impulsos sexuais e a vontade de roubar carteiras. Depois da trama de João Emanuel Carneiro, atuou no telefilme As Mãos de Meu Filho (2010), exibido pela Record, e na série Louco por Elas (2012), da Globo.

Leonardo Jabbour em Cobras & Lagartos (Reprodução/TV Globo)

Leonardo Jabbour

Seu personagem em Cobras & Lagartos, o motociclista Gus, foi criado na rua ao lado do irmão, Flu (Guilherme Winter). Sua última novela foi Beleza Pura (2008). Fez pontas em Malhação e Toma Lá Dá Cá antes de ir para a Record, onde atuou em A Lei e o Crime (2009). Voltou à Globo em 2011 e fez figuração na série As Brasileiras. Desde então, desapareceu.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.