Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OUTRO MOMENTO

Novela Renascer: Zinha vira assistente de 'Deus' em virada inédita no remake

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Samantha Jones está com tranças no cabelo e se olha no espelho em cena de Renascer como a personagem Zinha

Samantha Jones com novo visual de Zinha: ela participará das cenas sobre nova produção de cacau

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 15/4/2024 - 13h14

Bruno Luperi, autor responsável pelas adaptações em Renascer, vai mudar cada vez mais a parte da produção de cacau no remake. Em 1993, o cenário dos cacauicultores era devastador, com a praga da vassoura de bruxa. Trinta e um anos depois, o cacau nobre já deu o ar da graça na novela das nove da Globo e está prevista uma cena na qual Zinha (Samantha Jones) vira uma das principais interlocutoras dos novos moldes de plantação.

Ela surgirá em cena como assistente de José Inocêncio (Marcos Palmeira) ao ensinar os trabalhadores da fazenda dele como o novo esquema de produção será feito. No roteiro, o novelista indica que ela está como se estivesse ao lado de Deus.

A sequência é inédita na história, fora que Zinha tem uma pegada diferente porque é mulher. Ela mesma tem se questionado sobre estar fazendo um trabalho de homem e chegou até a se colocar na faxina dos armazéns por acreditar que este deveria ser o seu lugar. Na versão original, o personagem era homem. Zinho foi interpretado por Cosme dos Santos

"José Inocêncio está nas roças, no seu elemento, com uma tesoura de poda colhendo os ramos para fazerem enxertia. Damião [Xamã] e Zinha estão com ela. Ela com o seu novo estilo. De tão entretido, parece que o patrão vibra em outro plano", detalhou o autor no roteiro.

Damião perguntará o que ele está fazendo a Zinha, mas o próprio coronel responderá: "Tô panhâno os ramo do cacau que sei que são bão, pra gente enxertá nas árvore mais fraca". "Se num tem nem fruto no pé comé que o sinhô vai sabê qualé o mió?", indagará o peão.

A jovem explicará que Inocêncio conhece tudo ali como a palma de sua mão. "Cada pé de cacau é como se fosse uma pessoa de minha família... Afinal, nóis tudo que nascêmo dessa terra...", Inocêncio afirmará. Ele explicará que o cacau Criollo é seu irmão gêmeo e que foi um dos primeiros que plantou.

Zinha falará que tem as casca fina e a semente grande, faz o melhor chocolate, mas os outros produtores não gostam de plantar essa variedade porque é a que mais dá doença. "Mas pra essa empreitada de João Pedro [Juan Paiva], esse aqui é o melhor que tem...", comentará o coronel.

"Acho que tô entendêno porque é que esse povo diz que o home tem parte com o demo!", soltará Damião. "Dêxe que digue, Damião..", rebaterá Zinha. "Ela começa a apanhar os ramos e Damião vai atrás. Estar ali nas roças com José Inocêncio, para Zinha, é como conviver de perto com uma divindade. Ali, naquelas roças, José Inocêncio é a pessoa mais perto de Deus", orientou Luperi no roteiro.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.