Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Desserviço? Novela Terra e Paixão escorrega com narrativas antiquadas

LUIZA LEÃO

luiza@noticiasdatv.com

Publicado em 17/5/2023 - 18h30

Confira a transcrição do vídeo. Terra e Paixão trouxe uma nova roupagem para o ambiente rural, como a implementação da tecnologia no agronegócio e até discussões sobre redes sociais. Apesar dos ares modernos, o folhetim de Walcyr Carrasco peca ao não se atualizar em assuntos e discussões cotidianas. 

O primeiro erro apresentado até agora tem a ver com o núcleo de Antonio La Selva. Mais precisamente no vício de Petra (Debora Ozório) em remédios. A filha do todo-poderoso já deu indícios de que tem dependência em algumas substâncias, mas seu drama é levado com deboche pela família. Vira e mexe, a jovem agrônoma é chamada de miss tarja preta.

Além disso, Petra verbalizou que faz uso das substâncias para se sentir mais amada e feliz. Para resolver o drama, o empresário poderoso propôs um acordo com o novo namorado dela, mas em nenhum momento considerou buscar ajuda profissional de psiquiatras e psicólogos.

Outra discussão que até o momento prestou um desserviço foi sobre a violência doméstica. Recentemente, Lucinda foi agredida por Andrade e decidiu denunciar o marido. Na porta da delegacia, a mulher encontrou Gladys e acabou recebendo conselhos controversos. A diretora da escola, ao invés de incentivar a conhecida a prestar queixa contra o seu agressor, sugeriu que ela se acalmasse e não destruísse a própria família.

Outra cena que banalizou a violência doméstica ocorreu entre Anely e Odilon. Ao desabafar com o namorado sobre a situação da irmã, a personagem de Tatá Werneck ouviu que não deveria interferir na história. Afinal, em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.

Outra repetição de comportamento ultrapassado se desenvolve no seio da família La Selva, nos conselhos de Irene para Graça. A mulher de Antônio já disse repetidas vezes que a nora precisa engravidar de Daniel para forçar o casamento dos dois.

E o pior é que Graça vai mentir e conseguirá realmente fisgar o irmão de Caio logo quando ele tiver criado coragem para romper a relação com a mulher que não gosta para ficar com Aline, seu verdadeiro amor. 

Eu sei que estamos falando de ficção, mas é importante a gente ressaltar que as novelas têm caráter educativo, não é verdade? Além disso, pode ser que as tramas ultrapassadas ganhem novas camadas no decorrer da novela, mas por enquanto a impressão que se tem é que estamos vendo um texto escrito na década passada. 

Acesse o Notícias da TV e saiba tudo o que rola em Terra e Paixão. Eu sou Luiza Leão e te encontro em um próximo vídeo por aqui. Até mais!

TUDO SOBRE

Terra e Paixão


Assista também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas