Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Defeitos especiais

Record demite responsável por 'apagão' em debate de Dilma e Aécio

Reprodução/Twitter

Dilma Rousseff durante queda de luz no debate da Record do último domingo  - Reprodução/Twitter

Dilma Rousseff durante queda de luz no debate da Record do último domingo

DANIEL CASTRO

Publicado em 22/10/2014 - 20h34
Atualizado em 23/10/2014 - 6h03

[Texto publicado originalmente às 20h34 de 22/10]

A Record demitiu na quarta-feira (22) o diretor de fotografia Joyme Nakayama, responsável pela iluminação do cenário do debate entre presidenciáveis do último domingo (19). Também foi dispensado pela emissora um assistente do profissional, que era chefe de iluminação e, há dois anos, foi promovido a diretor de fotografia. Nakayama cuidava da luz de todos os programas da Record em São Paulo.

Durante o debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a iluminação oscilou e chegou a ser chamada de "apagão" nas redes sociais. Numa fala de Dilma, no primeiro bloco, uma movie light (um tipo de spot) começou a piscar. Depois, a luz sobre a candidata começou a escurecer e sua roupa mudou de cor. Em outros momentos, se percebia quantidades de luz diferentes no rosto e nos braços dos candidatos.

A fotografia chamou mais a atenção do que o próprio debate e foi criticada por telespectadores e jornalistas especializados. "Cada vez que a Dilma dá uma resposta errada, a luz diminui", brincou um usuário do Twitter. "Esse problema da luz durante o debate é que explica porque a Globo segue distante como primeiro lugar neste país", alfinetou outro.

O fotógrafo Nakayama era profissional já bastante experiente. Ele iluminou os debates da Record de 2010, 2012 e deste ano.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.