Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALEXANDRE KAPICHE

Jornalistas de afiliada da Globo denunciam apresentador por assédio em carta

REPRODUÇÃO/INTERTV

Alexandre Kapiche no RJ InterTV 2ª Edição, em 2021

Alexandre Kapiche no RJ InterTV 2ª Edição, em 2021: apresentador é alvo de denúncias em afiliada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2024 - 20h14

O repórter e apresentador Alexandre Kapiche foi acusado de assédio por quatro colegas da InterTV, afiliada da Globo em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro. Em uma carta entregue à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), as supostas vítimas dizem que foram "apalpadas" pelo jornalista e viveram situações traumáticas com investigados.

Na carta, obtida pelo Notícias da TV, as mulheres acusam Kapiche de ter sido protegido pelo diretor de Jornalismo, Rolf Danziger, que teria colocado "panos quentes" nas denúncias. Danziger nega "complacência em relação aos supostos assédios" e disse que não possuía qualquer ciência prévia sobre qualquer comportamento inadequado.

A mensagem ainda diz que outras funcionárias se demitiram da InterTV depois de viverem situações constrangedoras com Kapiche. Segundo o grupo, o apresentador foi demitido da afiliada da Globo após uma das vítimas mostrar um vídeo no qual comprovou a agressão do jornalista.

"Essa carta aberta está sendo escrita por oito mãos, quatro mulheres que sofreram e tiveram não só suas integridades covardemente machucadas, mas também tiveram seus sonhos profissionais destruídos. Se fará justiça na Terra, também justiça divina", diz um trecho do relato.

A reportagem procurou a InterTV, que não retornou até a publicação deste texto.

Alexandre Kapiche apresentava a edição do RJ1 para a região dos Lagos. O profissional trabalhou na sexta (26), mas foi substituído nesta segunda (29) por João Villa Real. Ele não se manifestou sobre o caso.

Confira abaixo a carta na íntegra:

"O jornalista Alexandre Kapiche constrangeu, humilhou, atacou e por diversas vezes assediou inúmeras profissionais que passaram pela InterTV, afiliada da Rede Globo no interior do Rio de Janeiro. Muitas passaram, poucas continuaram, basta observar a alta rotatividade de mulheres na Redação. Todas que pediram desligamento profissional, em comum, haverá assédio sexual, moral ou velado por Alexandre Kapiche.

Importante fato, toda essa sensação de desmandos e abusos começaram a se tornar 'normais' após a saída de Cris Armond e a chegada do novo diretor Rolf Danziger, parceiro fiel e ciente dos diversos ataques e covardias recorrentes de Kapiche. Citamos mais uma vez a importância de observar a quantidade imensa de profissionais que se desligaram da InterTV pelo mesmo motivo, Alexandre Kapiche.

Com a recorrência dos ataques e a inércia, ou seria complacência, de Rolf Danziger, profissionais da InterTV começaram a se mobilizar para dar um fim aos abusos de Kapiche. Logo no primeiro dia, há a filmagem de um gesto nojento e covarde que tanto se repetia, dessa vez com uma jornalista casada e mãe, que indignada, levou a reclamação não ao diretor Rolf, mas a superiores da empresa.

Kapiche dava 'beijos molhados', esbarrava com suas mãos em partes íntimas e sempre buscava abraçar ou encostar em colegas de trabalho. Essas, quando reagiam negativamente a suas investidas, eram maltratadas e tinham sua capacidade profissional diminuída por Kapiche, sempre com apoio de Rolf.

Sua última vitima na emissora, com posse do vídeo que comprova o assédio, exigiu a demissão de Kapiche, a jornalista D*** levou a denuncia para a empresa. A vítima, traumatizada, fez um emocionante relato para sua família, o que levou seu marido a ir até a sede da emissora, enfurecido, para se encontrar com Kapiche, que de modo covarde, se escondeu na sala de Rolf Danzinger.

Algumas profissionais que passaram pela InterTV buscaram novas empresas; outras mulheres, após ações traumáticas, desistiram da profissão. Entretanto, é comum esclarecer que diversas mulheres buscaram apoio psicológico, mesmo sem nenhum respaldo da direção emissora.

Após a confirmação da demissão de Alexandre Kapiche, essa carta aberta está sendo escrita por oito mãos, quatro mulheres que sofreram e tiveram não só suas integridades covardemente machucadas, mas também tiveram seus sonhos profissionais destruídos. Se fará justiça na Terra, também justiça divina.

PS: Caso Alexandre Kapiche desminta uma só virgula desse texto, o vídeo com seus abusos, que levou o desligamento da InterTV, será enviado para a imprensa, o que ainda não foi por total respeito a vitima".

TUDO SOBRE

Globo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.