Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A Levada da Breca

Punky completa 30 anos; veja onde estão os protagonistas da série

Divulgação/NBC

A atriz Soleil Moon Frye como a menina Punky Brewster na série batizada de Punky, a Levada da Breca - Divulgação/NBC

A atriz Soleil Moon Frye como a menina Punky Brewster na série batizada de Punky, a Levada da Breca

JOÃO DA PAZ

Publicado em 17/9/2014 - 17h23
Atualizado em 18/9/2014 - 6h31

Há exatamente 30 anos, estreava nos Estados Unidos a série Punky Brewster, que no Brasil ficou conhecida como Punky, a Levada da Breca. Apesar de ter durado apenas quatro temporadas e 88 episódios, a comédia sobre uma garotinha órfã fez muito sucesso. Foi reprisada à exaustão pelo SBT, dos anos 1980 até 2000, e voltou em 2008 na Band. Nos EUA, foi ao ar originalmente entre 1984 e 1988. 

A série contava a história de Punky (Soleil Moon Frye), uma menina abandonada pelos pais que se refugiava em um apartamento abandonado em Chicago. No prédio, ela fez amizades com Cherie Johnson (Cherie Johnson), com Susie Garret (Betty Johnson), avó de Cherie, e com o viúvo Harry Warnimont (Geroge Gaynes), que mais tarde a adotou como filha.

O SBT abrasileirou os nomes originais de Punky, como fez com Chaves. Harry virou Arthur Bicudo, Cherie passou a ser Cátia Alves e Susie, Luiza Alves.

Trinta anos depois, a protagonista Soleil Moon Freye virou apresentadora de programa feminino no canal pago de Oprah Winfrey. Georges Gaynes, que a adotou, continua vivo, aos 97 anos.

Confira o que aconteceu com os principais personagens da série:

A garota sapeca

Intérprete da garota Punky, a atriz Soleil Moon Frye continuou atuando após o fim da série e também se tornou escritora e apresentadora. Fez participações em Os Anos Incríveis (1990) e Friends (1999). Foi protagonista de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira nas derradeiras temporadas da atração, entre 2000-2003. Hoje com 38 anos, é casada e tem três filhos. Sua principal ocupação é o programa Home Made Simple (foto acima), que apresenta no canal norte-americano OWN, de Oprah Winfrey. Na atração, ela ensina donas de casa a melhorar seus lares com coisas muitos simples e fáceis de se fazer.

O vovô simpático

George Gaynes, que fez o simpático vovô que adotou Punky, se aposentou há dez anos. Aos 97 anos, continua casado com a atriz canadense Allyn Ann McLerie, 87, com quem tem dois filhos. Além de Punky, ele ficou conhecido pelo papel do comandante Eric Lassard na franquia Loucademia de Polícia (foto acima). Participou dos sete filmes da série, rodados entre 1984 e 1994. Seu último trabalho no cinema foi como o padre Robert em Recém-Casados (2003), estrelado por Ashton Kutcher.

A companheira fiel

Curiosamente, a personagem da atriz Cherie Johnson (foto acima) na série tinha o mesmo nome que ela. É que os produtores se inspiraram na vida da própria atriz para criar a amiguinha de Punky. Cherie também fez sucesso na TV como Maxine Johnson, em Family Matters, série veiculada nos EUA entre 1990 e 1998. A atriz também fez carreira como escritora de livros românticos. Sua mais recente publicação, lançada no ano passado, tem o título de Stupid Guys Diary (Diário dos Caras Idiotas).

A vizinha carismática

A atriz Susie Garret (foto) é única do elenco de Punky que já morreu, vítima de câncer, quando tinha 72 anos, em maio de 2002. Punky foi seu trabalho mais notório. Na série, ela fazia a avó de Cherie. Apareceu também em dez episódios da popular série The Jeffersons (1984-1985). Com a irmã Marla Gibbs, fundou uma escola de atores chamada Crossroads Art Academy, em em Los Angeles, Califórnia. 

A rica mimada

O sucesso de Ami Foster (foto), 39 anos, chegou ao fim com Punky. Ela fazia Margaux Kramer, a amiguinha endinheirada da protagonista. Ami ganhou destaque bem antes da série. Foi descoberta em 1983 como cantora no Star Search, programa de caça-talentos da TV norte-americana. Após Punky, fez participações esporádicas nas séries Três É Demais (1988), Anos Incríveis (1991) e Step by Step (1991). Abandonou a carreira de atriz em 1995. Casada, tem um filho.

O menino travesso

Parceiro de Punky nas travessuras, o ator Casey Ellison (foto), o Júnior (Allen Anderson nos EUA), abandonou de vez a carreira ainda na década de 1990, logo após o final da série. Hoje com 39 anos, é gaffer, profissional que cuida da parte elétrica dos sets de filmes programas de TV. Como eletricista, já trabalhou em mais de 17 filmes (Tropas Estrelares é o mais conhecido deles) e séries (Mad Men entre elas). Fez 24 episódios de Punky e também participou de um episódio de Anos Incríveis, em 1990. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.