Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SILVINA OCAMPO

No Rancho Fundo faz homenagem secreta a mulher pioneira que foi apagada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Andrea Beltrão caracterizada como Zefa Leonel em cena de No Rancho Fundo

Zefa Leonel (Andrea Beltrão) em No Rancho Fundo; ela fez piada com a escritora Silvina Ocampo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2024 - 18h53

Um diálogo de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) com o padre Zezo (Nanego Lira) pode até ter passado despercebido pelos telespectadores nesta quinta (2) em No Rancho Fundo. O autor Mário Teixeira, porém, fez um trocadilho com uma das figuras mais influentes nas artes plásticas e na literatura latino-americana --a escritora argentina Silvina Ocampo (1903-1993).

Ocampo foi mulher de um dos maiores escritores da Argentina, Adolfo Bioy Casares (1940-1993), por quem foi ofuscada. Ela também era irmã de Victoria Ocampo (1890-1979), responsável por editar e revelar inúmeros nomes da literatura sul-americana na revista Sur.

Silvina foi redescoberta recentemente por editores e por acadêmicos, que passaram a considerá-la como "fundamental" para entender a cultura e arte argentina no século 20.

A escritora foi mencionada com o gênero trocado e fazendo jus a sua obra influenciada pelo surrealismo numa justificativa mirabolante de Zefa. Ela citou um antepassado homônimo para dizer que é dona das terras em que foram encontradas turmalinas-paraíbas.

"Estou lhe dizendo padre, essa gruta está nas terras da minha família há mais de cem anos", iniciou a garimpeira, que foi além:

Meu pai era filho de Rosilene, meu avô era neto de Silvino Ocampo, que teve dezesseis filhos mais Ricardino. O pai de Silvino Ocampo é quem chegou primeiro, que veio de Itapipoca, era aparentado dos freitas das contendas. O pai de Silvino Ocampo foi quem ficou o primeiro mourão de cerca naquelas terras.

Santo do pau oco

Padre Zezo também foi responsável por outra menção histórica, a do santo do pau oco. Ele escondeu a turmalina de Zefa dentro de uma imagem de Santo Antônio. Os párocos eram conhecidos por esconder ouro dentro de suas imagens em Minas Gerais --explicando que estavam pesados por causa dos pecados de seus fieis.

O ouro era utilizado tanto em prol pessoal quanto para questões mais altruístas, como a compra de cartas de alforria para pessoas escravizadas.

Resumos Semanais

No Rancho Fundo: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 25/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 29)
Zefa Leonel e sua família comemoram. Aldenor vai até a Gruta Azul buscar Zé Beltino, que mostrava o local para Blandina. Esperança comenta com Fé e Caridade que as terras de Zefa Leonel podem ser suas ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.