Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Saúde

Leandra Leal perde cinco quilos com dieta que libera o 'pé na jaca'

JOÃO COTTA/TV GLOBO

A atriz Leandra Leal, que é Cristina na novela Império, durante a festa de lançamento da trama - JOÃO COTTA/TV GLOBO

A atriz Leandra Leal, que é Cristina na novela Império, durante a festa de lançamento da trama

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 16/10/2014 - 0h19
Atualizado em 18/10/2014 - 7h38

Cinco quilos mais magra para interpretar a Cristina de Império, Leandra Leal revela que fez uma dieta que permite enfiar o "pé na jaca" aos fins de semana. A atriz adotou um programa de emagrecimento sob orientação médica e trocou a corrida e o pilates por um treinamento funcional. O segredo para não ter que se privar da "cervejinha" e outras bebidas alcoólicas é fazer uma compensação calórica durante a semana.

A loira nunca foi magrela e sempre lutou para se manter em forma. Leandra diz que esse é o seu grande desafio de beleza. “No ano passado, engordei porque a personagem de Saramandaia [Zélia] estava grávida. Relaxei um pouco. Depois, fui terminar outro projeto e fiquei desatenta com a balança. Não voltar a engordar é um desafio”, confidencia a beldade.

Com ajuda médica, a atriz passou a controlar sua alimentação e conta que está sentindo uma boa diferença em seu corpo com o ganho de tônus muscular. A mudança é resultado do treino de força que passou a fazer, uma mistura de exercício funcional com levantamento de peso. Ela diz que o método surtiu efeito em pouco tempo e sem grandes sacrifícios. Leandra se exercita três vezes por semana.

Para a intérprete de Cristina, o mais difícil é ficar longe de bebidas alcoólicas. Por isso, sua médica a ensinou a fazer uma compensação calórica. Assim, ela pode, nos fins de semana, enfiar o "pé na jaca”. “Como, normalmente, não bebo nem como nada excessivo durante a semana, no fim de semana eu como algo a mais e gosto de beber uma cervejinha”, conta.

Como compensar

O médico Joffre Nogueira Filho, que é especialista em endocrinologia e nutrologia e mestre em ciências da saúde, diz que qualquer pessoa pode tomar um drinque no fim de semana sem engordar, desde que isso seja compensado na alimentação. “Ninguém consegue manter um paciente na dieta tirando as coisas que ele mais gosta”, comenta Nogueira Filho.

Ele conta que esse “pé na jaca” aos sábados e domingos precisa ser equilibrado. Uma forma é fazer os cálculos calóricos e compensar o exagero nos demais dias da semana. “Tomou cerveja, tira o feijão. Uma boa opção é começar a semana fazendo dois dias de dieta severa protéica [sem carboidratos] e ingerir alimentos leves e de baixas calorias nos outros três dias”, exemplifica o médico.

Leandra Leal perdeu cinco quilos para atuar na novela das nove da Globo

Porém, o especialista faz um alerta. Ele afirma que a dieta diminui a resistência ao álcool. “Isso acontece porque o fígado está com menos açúcar. Eu não recomendo bebidas destiladas justamente porque a pessoa se embebeda mais rápido. Dá para tomar cerveja, vinho, champanhe e saquê, alternando a ingestão com água ou refrigerante dietético”, indica o especialista.

Questionado sobre a quantidade dessas bebidas que podem ser ingeridas, o médico diz que, sem sair da dieta, dá para beber até quatro latas de cerveja ou taças de vinho, por exemplo. “Estamos falando que o segredo é a compensação calórica. Liberou a bebida, tem de restringir o cardápio”, avisa Nogueira Filho.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.