Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JUNIOR VIEIRA

Por trás de maior bilheteria do cinema nacional em 2023, ator lamenta retrocesso

RONEY LÚCIO/DIVULGAÇÃO

O ator Junior Vieira, com uma camisa vermelha, sorri em frente a uma parede branca

O ator e diretor Junior Vieira; ele lamenta falta de investimentos no setor audivisual

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2024 - 10h00

Por trás da maior bilheteria do cinema nacional em 2023, Nosso Sonho, Junior Vieira lamenta a falta de investimentos no setor audiovisual. O ator e diretor é um dos responsáveis por levar para as telonas a história de Claudinho (1975-2002) e Buchecha, e afirma que o país tem um grande potencial cinematográfico --ainda que pouco explorado nos últimos anos.

"Ainda há dificuldades. Pouco investimento e salas de produções nacionais com menos alcance, por conta de investimentos. Acho que o streaming também faz a grande massa se acomodar mais em casa. Somos uma potência mundial cinematográfica, e espero que possamos continuar a evoluir e ter mais espaço", analisa o artista, em entrevista ao Notícias da TV.

Com mais de 20 anos de carreira, Vieira observa que ainda há muito preconceito em relação à classe artística. "Não nos veem como profissão", considera o intérprete, que vai além:

Temos que nos provar a cada momento e tivemos um retrocesso gigante por causa da pandemia e do ex-governo, que acabou com diversas pastas importantes para setores que geram empregos e alimentam centenas de famílias.

Há duas décadas na televisão, no teatro e no cinema, Junior diz até hoje se surpreende com o retorno do público:

Fiz muitos trabalhos, mas só tive a real dimensão do tamanho desse repertório quando estava no morro da Penha [na zona norte do Rio de Janeiro] durante as filmagens de Nosso Sonho. Os moradores me abordaram e comentavam sobre algum papel que tinha feito. E falaram de uns 15 diferentes!

"Ali eu parei e falei comigo: 'Uau, tenho uma carreira sólida. E ainda estou dirigindo'. Foi bem importante para me reconhecer de fato como um artista com vasto repertório, com solidez no mercado", acrescenta.

Vieira, contudo, ressalta que a fama não é um dos seus indicadores de sucesso. "Não sou midiático. Tem dias que ninguém fala ou reconhece, normal. Pego transporte público. Mas há outros em que muitas pessoas abordam. Acho curioso", finaliza.

TUDO SOBRE

Cinema


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.