Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DA'VINE JOY RANDOLPH

Favorita ao Oscar 2024, atriz aprendeu até a fumar para encarnar cozinheira

Divulgação/Universal Pictures

Da'Vine Joy Randolph tem expressão cansada; ela segura um cigarro na mão e solta uma baforada

Mary (Da'Vine Joy Randolph) fuma bastante no filme Os Rejeitados, indicado a cinco Oscars

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 24/1/2024 - 16h00

Com o Oscar dividido pelo confronto entre o sombrio Oppenheimer e o colorido Barbie, Da'Vine Joy Randolph parece ser uma das poucas certezas para a premiação que ocorre em 10 de março. A atriz de 37 anos é a favorita à estatueta de coadjuvante por seu trabalho no filme Os Rejeitados. Para o papel da cozinheira Mary, ela aprendeu até a fumar!

Em conversa com o Notícias da TV, a artista conta que foi extremamente importante entender a mente de uma fumante inveterada como Mary e até maneira como ela segura o cigarro, pois ele é parte de sua rotina. A atriz também fez um laboratório para entender como se virar em uma cozinha industrial --afinal, sua personagem é responsável por coordenar a alimentação de todos os estudantes do colégio interno onde o filme acontece.

"Você até pode fingir que fuma, mas não quando sua personagem fuma tanto quanto a Mary. E ela está em um estado frágil, com as emoções abaladas, então vai fumar ainda mais do que já fumaria normalmente", conta a também cantora à reportagem. No filme, Mary lida com o luto de ter perdido o único filho na Guerra do Vietnã (1955-1975).

"Decidimos logo de cara que não daria para fingir. Dois dias depois de eu conseguir o papel, [o diretor] Alexander Payne me enviou duas caixas cheias de cigarros falsos. Eu tive cerca de um mês e meio para ficar confortável com aquilo, vi filmes antigos para aprender a segurá-los, para ver como as pessoas fumavam", lembra Da'Vine.

"E aí, quando chegou a hora de filmar, eu pedi para trocarmos os cigarros falsos pelos de verdade, porque o peso era diferente. O falso era frágil demais, poderia quebrar no meio da cena... E, olhando na câmera, dava para perceber que tinha algo errado ali. Eu encontrei um cigarro light, [da marca] American Spirit, o maço azul. E ele foi fundamental para eu entender a personagem."

"São coisas pequenas para quem assiste, mas que fazem toda a diferença para nós. Porque eu nunca fumei, então tinha que ficar confortável com aquele negócio entre os meus dedos, tinha que aprender o ritmo. A Mary vai falando e tragando, sem parar, não é uma coisa calculada de fala, para, fuma. Então, precisei trabalhar muito nisso, é uma parte tão grande de quem ela é", justifica.

Da'Vine teve mais facilidade para se entender com o lado culinarista de Mary --afinal, ela já gostava de cozinhar antes de ser escalada para Os Rejeitados. "Eu li o roteiro e pensei: 'Tem muita comida aqui'. Aí pedi para o Alexander se poderia estudar isso. E ele também gosta de cozinhar, então adorou a ideia."

"Eu sabia que ia me ajudar a dar uma base para a personagem, porque eu queria mostrar que ela não era apenas uma cozinheira, ela administrava todo aquele departamento e sabia o que estava fazendo. Precisava ser eficiente naquele ambiente, se impor entre as cozinheiras", aponta a atriz.

Da'Vine se saiu tão bem no laboratório que recebeu a bênção da equipe para montar a ceia de Natal que é mostrada no filme. "Em vez de comer o que estava no bufê, como todos os outros dias, eu pude escolher o menu e trabalhar com as cozinheiras na preparação. Nós nos sentamos à mesa e comemos aquele jantar de verdade, o que foi uma experiência muito gostosa."

Os Rejeitados também concorre aos Oscars de melhor filme, ator (para Paul Giamatti), roteiro original e edição. Da'Vine, que já levou mais de três dezenas de prêmios da crítica, inclusive o Globo de Ouro, afirma que prefere não se deixar levar pelo oba-oba dos bastidores de Hollywood.

"Eu instruí minha equipe, de uma maneira gentil mas firme, a não divulgar nenhuma informação sobre essas premiações para mim. Eu não quero saber nem a data em que revelam os indicados", diz. "É muito estressante, mas pelo menos a coisa toda se torna um pouco mais digerível se eu não souber."

"Porque, no fim das contas, você se importa, o seu trabalho importa. Você fica tanto tempo naqueles estúdios, criando aquela arte e torcendo para que ela afete as pessoas. Você espera que seu trabalho seja reconhecido e respeitado pelos seus colegas, é claro. Então, estou explodindo de felicidade e muito grata por tudo o que está acontecendo. Mas, ao mesmo tempo, tento me manter um pouco distante de toda essa loucura para não perder meu sono."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.