Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RAFA SIEG

Astro de Nosso Lar 2 volta à juventude no espiritismo e revela 'chamado' para longa

Divulgação/Cinética Filmes

Com terno bege e bigodinho, Rafa Sieg tem expressão séria em cena de Nosso Lar 2: Os Mensageiros

Rafa Sieg interpreta o empresário Fernando no filme nacional Nosso Lar 2: Os Mensageiros

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 10/2/2024 - 18h00

Intérprete de Fernando em Nosso Lar 2: Os Mensageiros, o ator Rafa Sieg voltou no tempo durante as filmagens do longa. É que seus pais dirigiram uma casa espírita, que ele frequentou em sua juventude. O personagem também foi encarado como um "chamado" pelo artista por causa de seu nome. "Eu tenho dois irmãos, o Fernando e o Jorge Fernando. Tinha que fazer esse filme. Abri meu coração para o trabalho, e deu certo!", entrega.

A produção baseada na obra do médium Chico Xavier (1910-2002) é uma continuação tardia de Nosso Lar, lançado em 2010 e que levou 4 milhões de espectadores aos cinemas. Os Mensageiros, que estreou em 25 de janeiro, caminha para repetir o sucesso do original: já vendeu mais de 1 milhão de ingressos e superou R$ 16 milhões nas bilheterias.

Para Sieg, a boa aceitação do longa é reflexo de uma carência do audiovisual brasileiro. "Existe um lugar dentro de nós que precisa de compreensão, que nos acolha na própria existência. A arte nos entretém, mas também gera reflexão. Eu não sei dizer se as pessoas estavam esperando por esse filme porque queriam vê-lo ou se porque precisavam ser tocadas", especula.

"Cada ser humano é um mistério, não é? Não dá nem para afirmar que esse público todo é espírita. O que as pessoas querem é sair da sala do cinema afetadas. E o filme fala do amor, da vida, não é sobre uma doutrina. Somos um país tão rico em diversidade, que bom que as pessoas estão assistindo."

Atualmente, Rafa Sieg não se considera um espírita praticante --"não frequento mais tão assiduamente", justifica--, mas ele cresceu em meio ao kardecismo por causa dos pais. "Eles dirigiram a casa Luz do Oriente, em Santa Catarina, e eu os acompanhava em suas idas para lá, nas palestras, desde o final da minha adolescência. Em alguns momentos frequentei mais, em outros menos, busquei outras casas, fui tocando a minha vida", explica.

"Faz parte da própria doutrina kardecista ter esse olhar de entender que a melhor religião é aquela que te torna uma pessoa melhor, aquela que te compõe. E pode até ser não ser uma religião propriamente. É sobre ser melhor para você, para o próximo, para a sociedade. Isso vai além de qualquer religião", enaltece o artista de 44 anos.

As filmagens de Nosso Lar 2 tiveram alguns momentos inexplicáveis --como aromas que tomavam o set de maneira misteriosa--, mas Sieg não viveu nem sentiu nenhum deles diretamente. Ainda assim, ele assegura que uma das cenas que fez como Fernando no longa o transformou para sempre:

"Não tem como não se afetar quando você grava uma sequência no plano espiritual, discute sua existência com o seu mentor e ciente de que vai morrer. Não tem como fazer isso sem sentir que eu já estive ali antes, sabe? Pensei no meu pai, que já é falecido; será que ele estava me vendo ali? Fui muito atravessado por essas emoções naquele momento", entrega.

Nosso Lar 2: Os Mensageiros está em cartaz nos cinemas. A continuação tem os retornos de Renato Prieto e Othon Bastos, além de Edson Celulari, Felipe de Carolis, Mouhamed Harfouch, Fábio Lago, Fernanda Rodrigues, Vanessa Gerbelli, Julianne Trevisol e Aline Prado. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.