Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Tramontina diz que Globo perde qualidade ao demitir jornalistas veteranos

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Carlos Tramontina em vídeo para o YouTube

Carlos Tramontina refletiu sobre as demissões em massa da televisão; ele deixou a Globo em 2022

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/9/2023 - 16h37

Carlos Tramontina avaliou e as demissões em massa das emissoras de televisão. Fora da Globo desde abril de 2022, o jornalista comentou que o rejuvenescimento do quadro de funcionários é algo natural para o mercado. No entanto, ele ressaltou que o desligamento de profissionais veteranos gera uma "queda de qualidade" no conteúdo produzido.

O comunicador concedeu uma entrevista ao canal Fundo do Baú, de Luciana Liviero, no YouTube. Tramontina elaborou uma análise sobre o jornalismo atual e concordou que as empresas precisam rejuvenescer para acompanhar as tendências do público. Contudo, tal estratégia também provoca consequências negativas ao mercado.

Rejuvenescimento tem um preço. Quando você troca um jornalista com décadas de experiência, que tem uma postura, um posicionamento, um conhecimento e uma experiência jornalística e de vida enormes, por um jovem que está no início de sua carreira, viveu pouco de vida e nada profissionalmente, certamente, há uma queda na qualidade.

A perda de qualidade, segundo Tramontina, também se estende aos veículos impressos. "Os mais antigos, que tinham uma condição profissional e salarial mais consistentes, foram trocados por pessoas com salários menores. Junto disso, veio uma diferença enorme no conteúdo e qualidade."

Apesar das críticas, o jornalista não é contra essas mudanças. Tramontina reconhece que o objetivo principal de uma empresa é obter o lucro. "Nunca tive a ingenuidade de considerar que empresa é família", relatou. "Nunca achei que eu fosse mais do que um número."

Carlos Tramontina deixou a Globo em abril de 2022, após 43 anos. Durante a entrevista, o jornalista ressaltou que a decisão partiu de si mesmo. "Procurei a direção e disse: 'Eu fico esse ano no máximo, em 2022. Mas não vou entrar em 2023, porque vou fazer outras coisas também'", recordou.

"Quando a direção me procurou três meses depois para conversar sobre esse assunto, era uma questão muito clara pra mim. Nunca achei que as pessoas tem que ficar o tempo todo porque é empresa", completou.

Em abril deste ano, Tramontina foi contratado pela CNN Brasil para assumir o programa CNN Freedom Project, que tem como objetivo denunciar e discutir a escravidão moderna. O jornalista também estreou recentemente no Flow Podcast, no qual tem um quadro de entrevistas e comentar as notícias do dia.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.