Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM ALTA

Jornalismo da Globo bate recorde com cobertura presencial de enchentes no RS

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eduardo Leite e William Bonner no Jornal Nacional de 6 de maio de 2024

O governador Eduardo Leite dá entrevista para William Bonner no Jornal Nacional de segunda (6)

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2024 - 21h11

A aposta na cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul fez bem para os números de audiência da Globo na segunda-feira (6). Com Ana Paula Araújo e William Bonner fora dos estúdios do Rio de Janeiro e ancorando diretamente de Porto Alegre, o Bom Dia Brasil e o Jornal Nacional bateram recordes.

Segundo dados da Kantar Ibope obtidos pelo Notícias da TV com fontes do mercado, o telejornal matinal registrou 9,2 pontos na Grande São Paulo, desempenho que não tinha desde 9 de outubro do ano passado --quando havia marcado 10,1.

Já o principal noticioso do país disparou com Bonner no meio da tragédia gaúcha. Ele anotou 26,3 pontos, sua maior audiência do ano. O telejornal do horário nobre não ia tão bem desde 11 de dezembro, dia em que teve 26,7 --na ocasião, o JN serviu de "sala de espera" para o pedido de casamento de Kelvin (Diego Martins) a Ramiro (Amaury Lorenzo) em Terra e Paixão.

Sem enviar seus âncoras para o Sul, o Jornal Hoje e o Jornal da Globo não se deram tão bem em São Paulo, mas também não fizeram feio na audiência.

O telejornal da hora do almoço, que está sendo apresentado por Alan Severiano durante as férias de César Tralli, marcou 11,1 pontos, enquanto o noticiário para notívagos de Renata Lo Prete anotou 8,5, sua melhor segunda-feira desde janeiro.

Apesar de ser um produto do Entretenimento, o Encontro também migrou para Porto Alegre, terra de Patrícia Poeta. O matinal teve 8,2 pontos, repetindo seu melhor resultado às segundas-feiras deste ano.

Foco no Jornalismo

A Globo chegou a cancelar a exibição do Profissão Repórter desta terça (7) para transmitir uma edição mais longa do JG, com cobertura extensa do que acontece no Sul. O programa de Caco Barcellos teria uma edição com os bastidores do show de sábado (4) da cantora Madonna no Rio de Janeiro.

O Notícias da TV apurou com fontes na emissora que diretores julgaram que seria ruim exibir um Profissão Repórter em tom de festa para Madonna em meio à calamidade do Sul do país. A equipe do jornalístico está no Rio Grande do Sul gravando um especial que será exibido na próxima terça (14).

Como não faria sentido exibir bastidores do show no dia 21, mais de três semanas depois da apresentação histórica da rainha do pop, o conteúdo será disponibilizado apenas no Globoplay.

Além do clima festivo não combinar com o momento atual do país, a emissora tem outro motivo para trocar o Profissão Repórter por um noticiário mais longo. Segundo o colunista Gabriel Vaquer, do F5, o Fantástico de domingo (5) foi mal avaliado internamente por ter dedicado mais tempo à cobertura de Madonna do que à tragédia gaúcha.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.